Algo que Você Precisa Saber (2009)

por Luis Galvão

O cinema francês me fascina e poucas películas que eu assisto deles eu considero abaixo da média. Esse segundo longa da diretora/roteirista Cécile Telerman é um dramalhão sem tamanho, com personagens que poderiam render bem mais e um elenco que não consegue fluir. E mesmo com todos esses erros, ‘ Algo Que Você Precisa Saber’ ainda é um filme acessível e com alguns poucos diálogos super inteligentes e que salvam o filme.

A família Celliers é a típica família problema dos cinemas. O patriarca Henry (Patrick Chesnais) está regredindo desde que se aposentou e a esposa Mady (Charlotte Rampling) é ranzinza e ríspida. O trio dos irmãos é formado por Antoine (Pascal Elbé) – um empresário falido – Alice (Mathilde Seigner) – uma pintora drogada e depressiva como a mãe – e Annabelle (Sophie Cattani) que nem aparece muito, senão no clímax. Toda a trama começa quando Alice se envolve com um policial e causa alguns problemas para a família. Fora o testamento de Henry que deixa tudo para o único filho homem e o mais velho. Enfim, nada fora do normal do que é visto nas telas: discussões, brigas e bate-boca de parentes.

O problema é que a trama poderia ser mais bem trabalhada, já que a maioria do tempo o filme demora a criar um destino específico. Os personagens poderiam ser explorados, mas nota-se que os atores, e até mesmo a ótima Rampling, ficam presos a falas interessantes soltas em um grande embaralhado de conversações desprezíveis. O tom de deboche utilizado a partir de certo ato do filme dá um ar inovador, mas não o suficiente para entreter até a chegada do clímax morno e maçante.

De outro lado temos algumas coisas super elogiáveis, algumas falas hilárias com o Henry esbravejando: “Alice vendendo drogas? Impossível! Ela é pintora: ignorante ao revender qualquer coisa!” e poucos sopros de inspiração e originalidade, mas quando feitos são perfeitos. Acho que Cécile tinha um ótimo material em mãos e um elenco competente, no entanto não sai do básico e fez uma obra ‘assistível’, mas que logo é esquecida.

Algo que Você Precisa Saber (Quelque chose à te dire, França, 2009); Diretora: Cécile Telerman;Roteiristas: Jérôme Soubeyrand, Cécile Telerman; Elenco: Mathilde Seigner, Pascal Elbé, Olivier Marchal, Charlotte Rampling, Patrick Chesnais, Sophie Cattani, Gwendoline Hamon, Laurent Olmédo, Jérôme Soubeyrand, Nathalie Cerda, Erick Desmarestz, Arnaud Gidoin, Nicky Marbot, Gérard Moulévrier, Olivier Claverie; 100 min.
Anúncios