Nova York, Eu Te Amo (2009)

por Luis Galvão

Nunca imaginei que o projeto do francês Emmanuel Benbihy intitulado “Cities of Love” fossei me agradar tanto. Adorei todos os segmentos de ‘Paris, T’aime’ e fiquei ansioso para poder vê o filme centrado em uma das mais importantes cidades mundiais: Nova York, palco de grandes tragédias, encontros e amores. E não me decepcionei nem um pouco, todo o charme dos curtas encanta, emociona e traz um retrato fiel das relações interpessoais na ‘Big Apple’.

Um retalho de pequenas histórias de amor (que não necessariamente é um romance) conectadas pela pretensão humana de interagir com o outro. São onze diretores, entre eles Mira Nair, Joshua Marston, Natalie Portman, Shunji Iwai e Yvan Attal que nos entregam obras sinceras sobre o amor. Scarlett Johansson chegou até a dirigir um, porém foi cortado da edição final por destoar dos outros. E isso é o maior exemplo que todas as pequenas histórias teriam que se parecer entre si, e mesmo com temas diferentes, manterem uma integração.

Destaco a bela história do jovem (Anton Yelchin) que leva a menina paraplégica (Olivia Thirlby) para o baile de formatura, o casal amável de velhinhos (Cloris Leachman e Eli Wallach), a cena entre uma judia (Natalie Portman) e um vendedor indiano (Irrfan Khan) com um diálogo inspirado e o encontro de uma cantora (Julie Christie) com os funcionários de um hotel (John Hurt e Shia LaBeouf). Todos eles me encantaram bastante, assim como o elenco que está divino em todo o longa.

Diferente do filme centrado em Paris, ‘New York, I Love You’ parece ter uma unidade particular graças ao trabalho de montagem de Randell Balsmeyer. Todos os curtas estão de certa forma conectados não apenas com a cidade, mas com o sentimento que prevalece no indivíduo de ajudar, respeitar e tentar fazer os outros mais felizes. Isso é Nova York sendo mostrada na sua forma mais sincera e real.

Nova York, Eu Te Amo (New York, I Love You, França, EUA, 2009) Diretores: Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shunji Iwai, Wen Jiang, Scarlett Johansson, Shekhar Kapur, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Brett Ratner, Andrei Zvyagintsev, Randall Balsmeyer; Roteiristas: Emmanuel Benbihy, Tristan Carné, Hall Powell, Israel Horovitz, James Strouse, Shunji Iwai, Israel Horovitz, Hu Hong, Yao Meng, Israel Horovitz, Joshua Marston, Xan Cassavetes, Stephen Winter, Jeff Nathanson, Anthony Minghella; Elenco: Carlos Acosta, Eva Amurri, Kevin Bacon, Jacinda Barrett, Justin Bartha, Jordann Beal, Himad Beg, Rachel Bilson, Orlando Bloom, James Caan, Richard Chang, Aron Charach, Jeff Chena, Gary Cherkassky, Hayden Christensen; 110 min.