Em Busca de Uma Nova Chance (2009)

por Luis Galvão

Brosnan, Sarandon, Shana Feste, Zoe, Carey e Simmons

Exibido em 2009 no Sundance Film Festival, a estréia de Shana Fester na direção não poderia ter sido mais feliz ao escalar um elenco tão afinado e entrosado (liderado por Sarandon, Brosnan, Simmons e a pequena estrela Mulligan). Porém, é uma pena ver tanto choro em um filme que poderia render bem mais. A história da família abalada pela recente morte de um filho e a chegada de sua ex-namorada grávida é regada por muito drama. O pai, a mãe e o irmão do garoto sentem de maneiras diferentes a perda e cada um procura se desvencilhar do sofrimento, mas tudo é tão dramaticamente triste que acaba sendo um pouco constrangedor ver uma família inteira se acabar por causa dessa morte.

E isso não é meu ‘coração de pedra’ falando, o filme é exageradamente melancólico e não vou negar que me senti até um pouco manipulado. Existem diversas maneiras de um roteiro emocionar o espectador sem ter que apelar para o melodrama, contudo ‘Em Busca de Uma Nova Chance’ (mais um infeliz título brasileiro) abusa do talento dos atores, principalmente do Brosnan, e se debruça sobre suas atuações para tentar comover. Junte-se a isso, uma trilha do atualmente falho Christophe Beck (The Hangover, Percy Jackson e de toda a saga Buffy) e uma fotografia artificialmente desfocada de John Bailey e vocês vão entender que esse longa tenta exceder o típico filme de drama, no final apelando para o clichê mais utilizados nesse tipo de película. O problema é este, ele quer arranca mais lágrimas do que é necessário e se esqueceu que não precisava disso para agradar.

(The Greatest, EUA, 2009) Diretora/Roteirista: Shana Feste; Elenco: Carey Mulligan, Aaron Johnson, Pierce Brosnan, Susan Sarandon, Johnny Simmons, Zoe Kravitz