Um Segredo em Família (2007)

por Luis Galvão

O que poderia ser mais um filme sobre as consequências da Segunda Guerra Mundial na França, se torna um drama familiar que envolve e é descoberto aos poucos pelos olhos tanto do protagonista quanto do espectador. Adaptado do livro homônimo de mesmo nome de Philippe Grimbert, ‘Um Segredo em Família’ cresce com o tempo e mostra a versatilidade do diretor Claude Miller em mostrar os vários momentos da vida de um homem que não se adaptava à sua vida.

A trama começa com o pequeno François (Valentin Vigourt) vivendo sobre as pressões do pai, Maxime (Patrick Bruel), por não ser um menino atlético que ele sempre desejou, e essa repressão fica ainda maior quanto um ‘irmão-imaginário’ começa a assombrar o jovem. Na sua adolescência, ele descobre em que situação ocorreu o casamento do pai com sua mãe Tania (Cécile de France), um segredo revelado por sua vizinha Louise (Julie Depardieu). Já adulto, François (agora interpretado pelo ótimo Mathieu Amalric), está à procura do seu pai desaparecido e começa a ter revelações sobre seu passado.

A utilização dos flashbacks não poderia ter sido melhor. Todos os saltos no tempo têm um motivo e uma hora certa de acontecer e expõe mais um pouco da história de François. E são essas doses homeopáticas de revelação que sustenta o filme com tanto apreço. Descobrir a verdade por trás do ‘amigo imaginário’, as circunstâncias do casamento entre os judeus e o passado de Maxime é um exercício cinematográfico filmado com precisão por Claude Miller e fotografado com maestria por Gérard de Battista.

Talvez essa narrativa truncada possa incomodar às vezes e o excesso de informações e histórias paralelas também seja um fator que diminua um pouco sua densidade. Ele tem aquele velho problema de criar muitas tramas e não poder aprofundá-las o quanto queríamos, mas ao final, nem todas as respostas precisam ser dadas para que o longa agrade. Apenas por revistar um tema tão batido quanto o holocausto e fugir um pouco dos clichês já é um acerto que vale a conferida, fora a beleza sempre impactante de Cécile de France e o talento do resto do elenco.

Um Segredo em Família (Un Secret, França, 2007) Diretor: Claude Miller; Roteiristas: Philippe Grimbert, Claude Miller; Elenco: Cécile De France, Patrick Bruel, Ludivine Sagnier, Julie Depardieu, Mathieu Amalric, Nathalie Boutefeu; 105 min.
Anúncios