Uma Noite Fora de Série (2010)

por Luis Galvão

Ela uma das roteiristas mais ágeis e cínicas em atividade da televisão, ele é Michael Scott e depois disso não se precisa dizer mais nada. Se juntarmos as indicações dos dois no Emmy e no Globo de Ouro totaliza míseras 15 indicações, em menos de cinco anos. Reunir Tina Fey e Steve Carell talvez fosse o sonho de todo diretor de comédia, pena que ele se chamou Shawn Levy.

Não que o filme seja ruim, longe disso. Ele diverte bastante e tem poucos momentos ‘vergonha-alheia’, algumas sacadas geniais (que devem ter sido improvisadas) e um elenco de apoio que ajuda. Porém quando acaba o filme, notamos que o talento dos dois foi desperdiçado por um roteiro que não é inteligente o suficiente para ambos mostrarem o seu melhor. E a sessão termina sendo somente um entretenimento como outro qualquer.

A história não poderia ser mais batida. Um casal de Nova Jersey entediado decide passar uma noite em Nova York em um luxuoso restaurante. Chegando lá, eles descobrem que não fizeram reserva e decide, então, torcer para que algum casal falte e eles tomem seus lugares. Phil (Carell) e Claire (Fey) têm a sorte a seu favor e arruma os lugares do casal Triplehorn, o que eles não sabem é que essa dupla são famosos chantagistas em uma gigante confusão com policiais, espiões, prostitutas e traficantes.

Daí se segue todo aquele típico caso de ‘falsa identidade’. Eles fogem de tudo e de todos em lanchas, carros, barcos (todas as cenas bem filmadas, é verdade), tem explosões, danças no pole dance e uma vez ou outra uma cena realmente inspirada. Só não espere mais que isso. Talvez o Levy devesse deixar a câmera ligada e filmar os dois criando um texto na hora que o resultado seria melhor (pelo menos nos créditos isso é notável). No entanto, tem como levar a sério uma dupla tão entrosada? Felizmente, não.

Uma Noite Fora de Série (Date Night, EUA, 2010) Diretor: Shawn Levy;Roteirista: Josh Klausner;Elenco: Steve Carell, Tina Fey, Mark Wahlberg, Taraji P. Henson, Jimmi Simpson, Common, William Fichtner, Leighton Meester, Kristen Wiig, Mark Ruffalo, James Franco, Mila Kunis; 88 min.