Como Treinar o Seu Dragão (2010)

por Luis Galvão

Ninguém duvida que 2009 foi um dos anos mais satisfatórios para as animações, tivemos o divertido ‘Tá Chovendo Hambúrguer’, o burtoniano ‘Coraline’, o conceitual ‘Up’ e o incrível ‘Mr. Fox’, ou seja, filmes para vários gostos. 2010 começa o ano com o pé direito ao lançar ‘Como Treinar Seu Dragão’, que faz o uso consciente (mesmo que clichê) do 3D, traz uma história muito legal e – mesmo caindo na frase-bordão do momento – entrete crianças e agrada adultos.

Baseado nos livros de Cressida Cowell, a animação conta a história de Soluço (dublado originalmente por Jay Baruchel), um Viking magricela filho do líder da aldeia, Stoicko (Gerard Butler), que vive um dilema por não querer matar dragões, a grande ameaça da vila. Até que em uma tentativa frustrada de se impor, Soluço acaba aprisionando um dragão negro, o mais feroz da espécie, e surpreendentemente cria uma relação de amizade com o ‘animal’. Desmitificando, assim, aquela imagem assustadora que os Vikings sempre temeram.

Não se pode negar que essa trama agradará muito mais os meninos que as meninas, pois Soluço é o típico aventureiro que toda criança sonha em ser, e mesmo sendo desajeitado, ele é se tornará corajoso e determinado a quebrar certos paradigmas da época. Porém, o roteiro muitas vezes é falho e acaba tirando toda a graça dos vôos rasantes nas costas de um dragão. A trama, que caminhava entre o drama com ‘daddy issues’ e a aventura épica, nos minutos finais se torna completamente direcionada para o infanto-juvenil e acaba revelando o maior defeito do filme.

Se a todo o momento a Dreamworks parece se esforçar para criar enredos tão profundos quanto os da Pixar, ela opta pelo habitual e faz uma obra que entrete mais do que faz refletir. Isso pode ser bom de um lado – bilheteria estrondosa – mas também não alcança o nível de outras produções, principalmente as do ano passado. Talvez o estúdio devesse se inspirar mais em Soluço e tentar alçar vôos cada vez mais altos e saber que tem potencial suficiente para inovar, e não ficar só no básico entretenimento.

Como Treinar o seu Dragão (How to Train Your Dragon, EUA, 2010) Diretores: Dean DeBlois e Chris Sanders; Roteiristas: Cressida Cowell, Dean DeBlois, Adam F. Goldberg, Chris Sanders e Peter Tolan; Elenco: Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill; 98 min.