Ilha do Medo (2010)

por Luis Galvão

Abandonando o estilo que lhe tornou famoso, Martin Scorsese faz um filme que consegue surpreender não pelo seu valor cinematográfico, e sim pelo trabalho em contar uma história que nas mãos de qualquer outro se tornaria confusa. ‘Ilha do Medo’ é um thriller que procura respostas, e – mesmo com alguns tropeços – as acha no final.

Logo no começo, vemos um barco se aproximar de uma ilha com dois agentes federais, Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e Chuck (Mark Ruffalo), que vão investigar o sumiço de uma das pacientes do ‘Shutter Island Ashecliffe Hospital’. Lá eles descobrem uma instituição cheia de segredos dirigida por Dr. Crawley (Ben Kingsley) e que vai agitar a cabeça de Teddy, abalado desde a morte de sua esposa Dolores (Michelle Williams). Com uma tempestade (natural e mental) se aproximando, tudo fica ainda mais tenso e inseguro.

O filme é muito mais do que a sinopse fornece, isso é fato. E essa capacidade de extrapolar a trama básica de ‘ação policial’ (será esse o enquadramento?) é um mérito que cabe a Scorsese. Ele utiliza uma montagem que não deixa dúvidas do objetivo principal da obra, e transforma o longa em um palco de análises psicológicas que não foi visto na temporada de filmes de 2010. Leonardo consegue convencer, assim como Ruffalo e Kingsley, além de participações ótimas de Williams, Clarkson e Mortimer que incrementam o elenco convincente, ajudado pelo roteiro adaptado do livro de Dennis Lehane.

Se tivesse alguns minutos a menos, algumas tramas melhores desenvolvidas (não entendi a do Andrew Laeddis?!) e uma trilha não tão dramática, seria melhor. No entanto, com um final daqueles, não há como negar que Martin tinha total controle do que viria e soube soltar com exatidão as poucas pistas durante o filme. A fotografia sempre espetacular de Robert Richardson ainda dá o último toque a esse longa que consegue entreter e faz o espectador pensar por alguns minutos após a sessão.

Ilha do Medo (Shutter Island, EUA, 2010) Diretor: Martin Scorsese; Roteiristas: Laeta Kalogridis, Dennis Lehane; Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine, John Carroll Lynch;138 min.