Vírus (2009)

por Luis Galvão

O mundo pós-apocalíptico já foi cenário de tantos filmes que é difícil encontrar um que realmente inovou no gênero. Talvez não seja esse o problema de ‘Vírus’, um longa pequeno (tem pouco mais de uma hora), que não aposta em zumbis, nem ‘revolta das plantas’, nem em filmagem documentária para conseguir o tom verdadeiro tão procurado nessas obras, e mesmo não trazendo nada de novo, consegue prender a atenção em vários momentos.

Um vírus mortal se alastrar na Terra. Brian (Chris Pine), sua namorada (Piper Perabo), sua irmã (Lou Taylor Pucci) e uma amiga do colégio (Emily Vancamp) tentam se salvar indo para a casa do litoral que os irmãos passavam quando crianças. Porém o caminho até a praia é bem maior do que eles imaginavam e o perigo do contágio é constante e aterrorizador. Tudo piora quando o carro deles quebra na estrada e o resto do percurso deverá ser percorrido a pé.

Enquanto seguimos Brian e sua tropa, fica evidente que os homens se matam mais que a própria doença, pois cada humano encontrado no meio da estrada é considerado um perigo à saúde do grupo. Proteger-se de qualquer maneira é essencial para a sobrevivência e isso levanta questões sociais bem mais profundas do que o apresentado. No entanto, as escolhas dos irmãos diretores Alex e David Pastor escolheram foram as mais certas possíveis, do início ao final, as cenas são bem intercaladas e poucas vezes perdem o ritmo verossímil que quis ser passado.

O elenco encabeçado por Pine consegue fazer um bom trabalho, Piper é bem talentosa e os outros dois ‘menos conhecidos’ também estão bons. Muitos podem, porém, relacionar ao recente Zumbilândia (até mesmo as ‘regras a serem seguidas’ são utilizadas pelo grupo) e, de fato, as histórias são muito próximas, mas tratadas de formas diferentes, e isso é um ótimo elogio. Enfim, é um longa movido não por respostas e sim pelas atitudes que o medo vai fazer o grupo tomar.

Vírus (Carriers, EUA,2009); Diretores/Roteiristas: Àlex Pastor e David Pastor; Elenco: Lou Taylor Pucci, Chris Pine, Piper Perabo, Emily VanCamp, Christopher Meloni, Kiernan Shipka;84 min.