Bons Costumes (2008)

por Luis Galvão

Stephen Elliot é um diretor com um pouco de azar. Quando dirigiu ‘Priscila – A Rainha do Deserto’ fez um razoável sucesso, mas anos depois sofreu um acidente de esqui e teve que ficar sem fazer nada por um tempo. ‘Bons Costumes’ é o seu retorno por trás das câmeras e ele acertou em vários aspectos nessa obra que já havia sido filmada por Hitchcock lá no início de sua carreira. Um elenco diversificado, direção de arte ótima e uma história que não é inovadora, porém ainda é agradável.

John Witthaker (Ben Barnes) é um típico jovem aristocrata inglês que conhece, em uma viagem a França, a bela americana Larita (Jessica Biel), uma pilota de carros de corrida. No ardor da juventude, os dois se casam e voltam à Inglaterra para que John apresente sua esposa a sua mãe, Sra. Veronica (Kristin Scott Thomas), só que Larita não é bem a mulher que a dama aristocrata imaginava para seu filho, e o embate entre as duas é inevitável.

Apostando em uma reconstrução de época maravilhosa, Elliot acertou na escolha dos intérpretes. Se Ben livrou-se do estigma de Príncipe Caspian, Biel também empresta seu charme e desenvoltura na medida certa. No entanto, não tem como negar que Scott Thomas dá um fôlego a mais à trama. Sra. Veronica é a mãe ranzinza, chata e exigente, capaz de controlar sua família com mãos de ferro, e Kristin está impecável em suas nuances e frases ríspidas.

Ainda tem as participações de um retido Firth, de Parkinson e Nixon ótimas e de uma trilha sonora adequada. A americana que choca com seus costumes a Inglaterra moralista já foi visto em vários filmes, e nesse retorno de Stephen, o charme e a elegância são primordiais para que o filme passe agradável em sua maioria e com poucas ressalvas – relacionadas ao roteiro um pouco ultrapassado – conseguindo ser, porém, simpático e um bom entretenimento de época.

Bons Costumes (Easy Virtue, Inglaterra, Canadá, 2008) Diretor: Stephan Elliott; Roteiristas: Stephan Elliott, Sheridan Jobbins, Noel Coward; Elenco: Jessica Biel, Ben Barnes, Kristin Scott Thomas, Colin Firth, Kimberley Nixon, Katherine Parkinson, Kris Marshall;97 min.