Mother – A Busca pela Verdade (2009)

por Luis Galvão

Eu não costumo me aventurar no cinema sul-coreano, porém ‘Mother’ chamou a atenção por ter um enredo que eu normalmente gosto e um diretor consagrado pelo lado oriental que é o Joon-ho Bong, que já havia feito o bom ‘O Hospedeiro’. Não me arrependi. O longa-metragem é ágil em alguns momentos, tem diálogos confrontantes e uma atriz numa atuação fenomenal.

A trama começa quando uma estudante é morta do lado de uma casa abandonada com uma bola de golfe por perto, e o principal suspeito é Do-joon (Won Bin), filho deficiente mental de uma vendedora (Kim Hye-ja) que pratica o tal esporte. Tudo leva a crer que o jovem é mesmo o culpado, mas o instinto maternal diz que a verdade está sendo escondida, e decidida a livrar o seu filho da prisão, ela parte em busca do verdadeiro assassino sozinha.

Joon-ho nos engana todo momento. Partindo da protagonista que ao mesmo tempo é uma velhinha caridosa como também uma pessoa capaz de esconder pistas da polícia e ameaçar outros. Com a ajuda de um desempenho magistral da Hye-ja, o personagem é a grande incógnita das duas horas de fita, o drama da mãe inconformada flui com agilidade e veracidade de dá inveja a qualquer produção hollywoodiana. A película é um grande quebra-cabeça que se constrói aos poucos e por cantos opostos para resultar numa solução inesperada e impressionante.

Não assistir todos os indicados a Melhor Filme Estrangeiro, mas já tenho pena dessa ótima obra ser esquecida entre os indicados. Um thriller que explora tanto o lado psicológico dos personagens como dá abas para cenas memoráveis, como o velório ou a resolução do assassinato. Uma câmera certeira, um roteiro maravilhoso e sendo capaz de prender a respiração em alguns momentos, ‘Mother’ reafirma o poder da Coréia do Sul em produzir filmes de qualidade e de Joon-ho Bong em dirigir dramas fortes e pretensiosos.

Mother – A Busca pela Verdade (Madeo, Coréia do Sul, 2009) Diretor: Joon-ho Bong; Roteiristas: Eun-kyo Park, Joon-ho Bong, Wun-kyo Park; Elenco: Bin Won, Hye-ja Kim, Ku Jin; 128 min.
Anúncios