Premonição 4 (2009)
por Luis Galvão
Eis aqui o grande exemplo de que uma franquia não precisa modificar sua forma original para agradar os fãs. Premonição, desde seu primeiro filme, segue uma série de ‘regras’ a risca e ainda conseguem entreter e fazer rir (não assustar).
Se no primeiro foram as vítimas sobreviventes de um acidente de avião, no segundo de uma tragédia na estrada, a terceira começa a virar ‘inverossímil’ e coloca todos em um parque de diversões. Aqui a coisa extrapola do convencional e o palco é uma pista de corrida Nascar. Quatro amigos (Bobby Campo, Shantel VanSanten, Nick Zano e Haley Webb) escapam, assim como outras poucas pessoas, que logo começam a morrer em situações risíveis de ‘azar’.
O telespectador gosta de vê mortes. Quanto mais alucinada e mentirosa, melhor. Aqui temos até um homem descendo ‘pelo ralo’ literalmente, e as coincidências são absurdas a tal ponto de tirar um pouco do terror proposto. É um vento que derruba um pote que lubrifica uma máquina que escorrega e causa uma explosão. Ou seja, as situações são muito mais mentirosas que antigamente. Às vezes funciona, mas na maioria é constrangedora.
O cinema ‘parque-de-diversões’ que a saga se propõe ainda dá certo, no entanto se antes ficávamos enjoados com algumas mortes, agora seguramos o riso para não atrapalhar os outros da sala de cinema. Os atores continuam estereotipados ao máximo, a trilha típica assusta mais que as cenas e os efeitos são trash dignos de qualquer filme B. Não vou negar, porém, que se existir mais uma continuação com tudo isso, eu não perderei.
Assim, o 4 filme da franquia só foi feito mesmo para curtir a vibe do 3D e só. Algumas sequencias ganharam mais “detalhes” sendo que é visivel que tudo aquilo é artificial por causa do modo arcaico do uso do 3D.
Mas eu gostei da cena da piscina … ehehehe
Realmente, acho que o grande atrativo dessa franquia, e é horrível dizer isso, é a vontade que a gente tem de ver como eles vão superar todas as mortes bizarras vistas em filmes anteriores. E, por mais que sejam longas de qualidade totalmente duvidosa, eu também assumo que assistiria um quinto filme dessa série.
Se “American Pie” e “Velozes e Furiosos” vão vir com nova continuação, deixe “Premonição” continuar tambem. rsrsrs…
Eu ainda nem conferi o terceiro e este quarto filme, perdi um pouco o interesse! Mas agora insuperável, é o primeiro aquele sim, já me entreteu e muito, vi no mínimo 10 vezes!
O legal mesmo é ver as mortes e ainda mais bem elaboradas!!!
Abraço
Bizarro mas engraçado. Sim, confesso que ri das mortes bizarras que acontecem no filme. Mas aqueles galões num cinema me deixou irritado. A cratera no roteiro foi profunda nesse momento.
João, também acho que os efeitos de 3D foram os mais clichês que conseguiram, mas no final, eu acho um bom entretenimento.
Kamila, a gente gosta de sofrer assistindo e vê os outros morrendos, não é mesmo? Eu também não nego (com vergonha, claro), que o filme mesmo sendo uma porcaria, vicia e entrete muito.
Cineamador, concordo, mesmo achando que os filmes que você citou horrendos. Principalmente ‘American Pie’. rsr
Ricardo, o primeiro era novidade e era muito bom, os outros são apenas continuações repetitivas, mas que mesmo assim eu gosto. rsrs
Fael, de fato o filme tem muitos, muitos, muitos erros! Roteiro, efeitos, atuações nada funciona, mas no final não vou negar que curtir bastante. rs
Duas estrelas, ainda não é muito … rs!
Acho que “Premonição” é mesmo uma das poucas franquias que diverte sem mudar sua fórmula, algo que “Jogos Mortais” já não consegue mais, por exemplo. Quero ver, mas sem expectativa alguma.
Assisti ontem e acho que foi o pior filme que eu vi no ano todo, mesmo estando em janeiro… Tem as piores mortes, os efeitos mais toscos, um monte de robôs que acham ser atores. E teve até silêncio constrangedor no fim da sessão, pra se ter uma ideia da rejeição do filme… Vergonha alheia.
Jack, rsrs. O filme diverte, não posso negar isso.
Vinícius, acho que é porque a saga não se leva a sério. Não é tipo ‘Saw’ que quer fazer uma trama toda complexa e tal, ‘Premonição’ apenas é o que é. Se gostar, ótimo. Se não, passe longe porque é uma porcaria.
[…] tênue existe entre a comédia e o terror. Piranha é um exemplo a ser comparado com a franquia Premonição, por exemplo, não deve ser levado a sério e sim apreciado com risos. Neste caso, junta-se ainda […]
[…] a velha lei da oferta e demanda. Dito isso, já viajei – sem ressentimentos – por peças como Premonição 4 e, porque não, Esquadrão Classe A e me divertir bastante. O primeiro ‘Jogos Mortais me […]