Um Olhar do Paraíso (2009)

por Luis Galvão

Longe de ser um filme bem desenvolvido, ‘Um Olhar do Paraíso’ tinha material, elenco e diretor para ser bem melhor. Maçante, enfadonho e cheio de erros, Peter Jackson desaponta aqueles que colocavam esperança no homem por trás de ‘King Kong’ e ‘Senhor dos Anéis’, nos oferecendo uma obra incompleta em seu objetivo e vazia.

Susie Salmon (Saoirse Ronan) é uma menina de 14 anos que foi assassinada brutalmente pelo seu vizinho George Harvey (Stanley Tucci). Ela vai parar em uma espécie de ‘paraíso’ e de lá observa o drama que a família passa para superar sua morte. Um pai (Mark Wahlberg) consumido pelo desejo de vingança, uma mãe (Rachel Weisz) perdida e uma irmã (Rose McIver) que é a única que encara com coragem a perda.

Adaptação do best-seller de Alice Sebold, a trama se arrasta no meio, para ter um final apressado e explicativo demais. O erro foi querer passar uma idéia de um roteiro grandioso, mas que na verdade não oferece absolutamente nada para desenvolver. Os personagens secundários, tirando o Sr. Harvey, são rasos, unilaterais e estereotipados. As atuações seguem os mesmo caminhos, Rachel Weisz parece viver um conflito de interpretação, Mark Wahlberg tem limitações além da conta e Susan Sarandon dá um sopro de vida que dura poucos minutos. Pena é ver mais uma atuação segura de Saoirse Ronan e um vilanesco (que beira o caricato, sem nunca cair nele) Stanley Tucci desperdiçados, até mesmo a irmã de Susie, Rose McIver, tem algum talento, mas fica na mesma situação dos coadjuvantes, inaproveitáveis.

O visual dos anos 70 é brega e falso, os destinos dos personagens são constrangedores e o ‘Céu’ se alterna entre um campo de milharal e imagens alteradas da realidade, tudo com o máximo de computação gráfica que poderia ser empregado. Eu poderia realçar a trilha sonora que ajuda a tornar uma cena cafona em algo mais emocionante, mas ela não foi nem ao menos elegível no Oscar. Enfim, Peter decepciona e o filme, mesmo com alguns méritos que o faz valer a pena, não consegue transmitir o que deveria. Um paraíso que se perde em sua própria beleza computadorizada.

Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones, EUA, Inglaterra, Nova Zelândia, 2009); Diretor: Peter Jackson; Roteiristas: Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson, Alice Sebold; Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Stanley Tucci, Susan Sarandon, Rose McIver, Amanda Michalka, Jake Abel, Reece Ritchie, Nikki SooHoo, Michael Imperioli, Carolyn Dando, Andrew James Allen, Thomas McCarthy, Anna George; 135 min.
Anúncios