O Fantástico Sr. Raposo (2009)

por Luis Galvão

Em sua forma denotativa, fábula é um conto breve cujas personagens são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos e tem por objetivo transmitir uma lição de moral. ‘Fantastic Mr. Fox’ é a grande fábula de Wes Anderson. A partir de uma história simples (foi adaptada do livro infantil que o diretor ganhou com sete anos de idade), essa animação é o expoente máximo de um trabalho competente e com personalidade suficiente para agradar a todos.

Sr. Raposo (George Clooney, ótimo) é inteligente, age como humano, mas não nega seus instintos animais, e cansado de ter uma vida normal e rotineira decide comprar uma casa em uma colina (um luxo para qualquer bicho). Ele se muda para lá com sua esposa, seu filho e um sobrinho que está de passagem, para alimentar o bando todo, rouba galinhas de três fazendeiros que moram perto. Os criadores – porém – se juntam para acabar com o grande saque dos animais, e o Sr. Raposo, unido com alguns vizinhos e sua família, armam um plano audaz para se livrarem dos fazendeiros e viverem em ‘paz’.

A história simples esconde por trás trejeitos a serem analisados. Todos os personagens têm mais a dar do que piadas inteligentes e humor negro. O filho Ash (Jason Schwartzman) é um ‘loser’ que tenta chamar a atenção dos pais, mas é ofuscado pela presença do primo Kristofferson (Eric Anderson). Sra Raposo (Meryl Streep) é a típica mulher que trocou a vida pelo lar, enfim, todas essas tensões humanas estão presentes e são bem desenvolvidas pelo roteiro fenomenal. E o final (mesmo não sendo o do original) é mais que adequado.

Wes utiliza toda sua bagagem ‘experimental’ e investe em uma animação stop-motion (dando ao filme um ar vintage espetacular), cada cena sendo milimetricamente (literalmente) pensada, os detalhes brotando como em uma obra de arte e a trilha sonora de Desplat incrível, um trabalho árduo que nos revela um espetáculo aos olhos e ao íntimo. A grande fábula de Sr. Anderson merecia não ter fim.

9,2/10
O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox, EUA, 2009); Diretor: Wes Anderson; Roteiristas: Roald Dahl, Wes Anderson, Noah Baumbach; Elenco: Bill Murray, George Clooney, Meryl Streep, Adrien Brody, Owen Wilson, Willem Dafoe, Jason Schwartzman, Brian Cox, Wes Anderson, Michael Gambon, Anjelica Huston, Helen McCrory, Roman Coppola, Garth Jennings, Wallace Wolodarsky;87 min