A Vida Íntima de Pippa Lee (2009)

por Luis Galvão

Rebecca Miller (esposa de Daniel Day-Lewis e filha de Arthur Miller) já fez a sensível crítica ao ‘sonho americano’ no seu premiado ‘O tempo de cada um’ e depois embarcou em um drama sobre pai e filha ótimo que é ‘O mundo de Jack & Rose’. Mas toda a graça e esperteza que a fez ter um prestígio aos olhos dos críticos foi esquecido nesse longa, de sua autoria, e não contribuiu para torna ‘A Vida Íntima de Pippa Lee’ um sucesso. O filme tem clichês demais, é piegas e não sai do lugar-comum.

Pippa (Robin Wright Penn) é uma mulher de 50 anos casada com um semi-aposentando editor de livros 30 anos mais velho. Quando seu marido começa a apresentar problemas na saúde, eles se mudam para um bairro interiorano e ela conhece um vizinho mais jovem e acaba se apaixonando por ele. A partir dessa reflexão, Pippa vai relembrar sua infância com os pais problemáticos, adolescência na casa da tia lésbica e juventude nas drogas e festas, e só assim conseguiremos entender que mulher ela se tornou hoje.

Roteiro previsível, elenco curioso. Temos aqui a Blake Lively como a jovem Pippa em seu primeiro papel dramático nas telas (que ela desempenhou bem, mas sua beleza preenche o vazio algumas vezes), Alan Arkin sendo o marido mais velho, Juliane Moore como a namorada da tia homossexual e Winona Ryder como uma personagem abalada emocionalmente. Todos estão bem, incluindo a Wright Penn que parece tentar a toda hora conquistar a simpatia do público, e de fato consegue.

Os elogios, porém, param por aí. Keanu Reeves como o ‘jovem’ vizinho tem uma tatuagem gigantesca de Cristo no peito (o que é constrangedor em alguns momentos) e o final com a narração em off de Pippa chegando a uma conclusão que nós – espectadores – já chegamos desde o começo do filme é piegas demais. Enfim, é uma obra sobre autoconhecimento e superação feita para mulheres que assim como a protagonista estão passando por uma crise e não sabem como agir, só que tem alguns problemas na vida que a solução e apenas deixar as coisas como estão.

8,0/10
A Vida Íntima de Pippa Lee (The Private Lives of Pippa Lee, EUA, 2009) Diretora/Roteirista: Rebecca Miller (1); Elenco: Robin Wright Penn, Mike Binder, Alan Arkin, Winona Ryder, Ryan McDonald, Cornelius West, Maria Bello, Arnie Burton, Tim Guinee, Drew Beasley, Madeline McNulty, Beckett Melville, Zoe Kazan, Billy Wheelan, Shirley Knight;Blake Lively;Keanu Reeves; 93 min.
Anúncios