The Cove (2009)

por Luis Galvão

Há muitos documentários sobre a matança de espécies de animais no mundo inteiro, esse é o melhor. Utilizando uma linguagem mais cinematográfica que muitos filmes recentes, ‘The Cove’ vai fundo em uma questão social e debate até onde pode ir a interferência da cultura nos atos humanos.

O diretor Louie Psihoyos e o ex-treinador de golfinhos, Rick O’Barry, se juntam com um grupo de ‘espionagem’ para tentar relatar o genocídio de delfins que ocorre na pequena cidade de Taiji, no Japão. Lá existe um lago em que são mortos milhares de animais por dia, e tudo isso encoberto pelo governo. Cansado de tentar realizar a obra de uma forma legal, o grupo decide invadir a noite, colocar câmeras e hidrofones de alta definição escondidas nas rochas, e denunciar ao mundo essa matança.

Se o documentário fosse apenas com os depoimentos do envolvidos, ele seria ‘mais do mesmo’, porém Psihoyos escolhe um caminho diferente e resolve mostrar como todos os preparativos aconteceram. Alternando entre cenas de pura ação – que incluem o recrutamento da equipe até as invasões à noite para instalação das câmeras – o documentário choca, emociona e nos faz refletir sobre os costumes dos outros povos. Sim, porque toda matança tem como ‘desculpa’ as tradições dos japoneses de comerem carne de golfinho (mas parece que essa ‘tradição’ não é conhecida pela maioria dos habitantes – sic.)

O filme já coleciona 20 vitórias e outras oito indicações em grandes premiações, e não há dúvidas que ele também deverá ser lembrado no Oscar, e como meu favorito. O documentário inova em dá uma agilidade digna de qualquer ótimo filme de ação, só que com a diferença que tudo é real. A narração é primorosa e irônica, os entrevistados dão um show, e tudo resulta em uma obra marcante que lhe deixará um pouco confuso depois. Um thriller de espionagem, sem arcos excessivos e com um final chocante e triste de uma realidade que dificilmente mudará.

9,8/10
The Cove (The Cove,2009) Direção: Louie Psihoyos; Roteiro: Mark Monroe; Elenco: Joe Chisholm; Mandy-Rae Cruikshank; Charles Hambleton; Simon Hutchins; Kirk Krack;Isabel Lucas;Richard O’Barry; Hayden Panettiere
Anúncios