Educação (2009)

por Luis Galvão

Qual a verdadeira fonte de ensinamentos: a vida ou a escola? O filme ‘An Education’, da dinamarquesa Lone Scherfig, vai levantar essa dúvida e nos mostrar os dois possíveis caminhos a serem percorridos pela jovem Jenny, interpretada belissimamente por Carey Mulligan. Ajudado por um roteiro de Nick Hornby que transforma Juliette Gréco em um artigo pop, o filme é belo, simples e irônico.

A trama é centrada em Jenny (Carey Mulligan), uma londrina de 16 anos, que após conhecer David (Peter Sarsgaard), um homem reservado e mais velho, muda sua vida completamente, mostrando o lado encantador das festas, clubes e jantares. David acaba conquistando também os pais da menina (Alfred Molina e Cara Seymour, ótimos), e a cada dia que passa fica mais difícil para ela escolher entre o sonho de Oxford ou uma vida adulta ao lado desse homem.

Não tem como não se encantar pela Carey, ela é a dona do filme, muitos dizem ser uma espécie de Audrey Hepburn do século XXI, de fato são muitas as semelhanças (inclusive na forma de interpretação), mas ela é irônica e sensível ao mesmo tempo. Certas cenas ela demonstra ter absoluta certeza do que quer, já em outras parece está perdida em seus próprios pensamentos, um trabalho digno dos aplausos. Nada disso seria possível, no entanto, sem o roteiro excelente de Hornby que dá uma dinâmica incrível ao filme. Não dá para não citar, ainda, os coadjuvantes: Emma Thompson (a diretora do colégio), Olivia Williams (a professora de Jenny), Dominic Cooper e Rosamund Pike (amigos do David) estão maravilhosos, até a minúscula aparição de Sally Hawkins se torna marcante.

A fotografia seiscentista, os figurinos belíssimos e a trilha sonora que mistura França e Inglaterra como ninguém, só auxiliam a fazer desse filme uma pequena obra de arte. E mesmo com todos os clichês dos anos 60 (a esposa ‘submissas’ e as jovens promovendo aos poucos uma revolução sexual que explodiria décadas depois), o longa consegue cativar até o final, com um clímax feito na hora certa e uma pequena reviravolta que nos faz querer que Jenny ainda fique na tela mostrando toda sua graça por muito mais tempo.

9,0
Educação (An Education, Inglaterra, 2009) Diretor: Lone Scherfig;Roteiristas: Lynn Barber, Nick Hornby; Elenco: Olívia Williams, Dominic Cooper, Peter Sarsgaard, Carey Mulligan, Alfred Molina, Rosamund Pike, Sally Hawkins, Emma Thompson; 95 min.