16th Annual Screen Actors Guild Awards

por Luis Galvão

Mad Men; Glee; Michael C. Hall; Julianna Margulies; Alec Baldwin; Tina Fey; Kevin Bacon; Drew Barrymore; Bastardos Inglórios; Mo’Nique; Sandra Bullock; Christoph Waltz; Jeff Bridges

Dizer que a safra de premiações desse ano estar diversificada é um grande erro. No ‘Screen Actors Guild Awards’ de 2010 muitas vitórias foram previstas e os vencedores do Oscar finalmente estão tomando forma. Se a Academia reproduzir os ganhadores dessa noite, não se surpreendam, pois acredito que os quatro premiados aqui repetiram suas boas fases e alcançaram o prêmio máximo do cinema mundial.

O SAG é caracterizado por uma premiação de atores para atores e isso dá uma boa sensação em quem assiste e vê que todos ali se respeitam e se admiram. Nas categorias televisivas, os Golden Globes – que aconteceu na semana passada – parecem ter sido repetidos. Mad Men e Glee venceram sem surpresas, pois são alvos de ótimas críticas e uma legião de fãs. Michael C. Hall (Dexter), Julianna Margulies (Good Wife), Alec Baldwin (30 Rock), Drew Barrymore (Grey Garden) e Kevin Bacon (Taking Chance) ganharam o Globo de Ouro e o SAG também sem grandes surpresas, pois suas atuações são dignas de prêmios. Apenas Toni Collette (United States Of Tara) foi contra a maré e perdeu o prêmio para a já batida Tina Fey (30 Rock).

Na categoria de cinema, os quatro mais prováveis ganhadores do Oscar apenas ratificaram suas chances e saíram com ainda mais tranquilidade nessa corrida. Acho que nessa altura do campeonato já temos dois vencedores certos: Mo’Nique (Preciosa) e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) ganharam tudo e parecem ter seus nomes já escritos na estatueta. A categoria de ator estava dividida entre George Clooney e Jeff Bridges, mas com a vitória desse último aqui e no Globe, as chances do galã de ‘Amor Sem Escalas’ ganhar são poucas, mas ainda existentes, já que o filme agradou a todo mundo.

Bastardos Inglórios venceu com o melhor elenco, algo merecido e bastante comemorado por todos (lembro, contudo, que ‘Up In The Air’ e ‘Avatar’ não foram indicados), no entanto ainda não o vejo ganhando na categoria de Melhor Filme. E, aquilo que talvez seja a maior disputa, Meryl Streep ou Sandra Bullock ganhará o Oscar? O SAG premiou a Miss Simpatia, assim como o Globo de Ouro. Será, porém, que a Academia vai se render ao charme de Bullock e deixar de premiar – mais uma vez – Streep? Tenho dúvidas, mas acho que por ser o grande trabalho da vida de Sandra, ela ainda esteja em vantagem. O que nos resta fazer é esperar e fazer aquilo que todo mundo gosta: apostar.