Guerra ao Terror (2009)

por Luis Galvão

O mais comum lá nas terras dos conflitos árabes são mortes involuntárias, vítimas sem culpas do ‘acaso’, porém nessa película de Kathryn Bigelow o outro lado é mostrado, o esquadrão que vai de encontro à morte a qualquer minuto. Soldados treinados fisicamente para desarmar bombas e passar horas na frente de um rifle mirado aparentemente para o nada. Será, porém, que eles estão dispostos emocionalmente a perder tudo de uma hora para outra? Depois da morte de um sargento, essa questão vem a tona como nunca.

Com a chegada de William James (Jeremy Renner, uma ótima revelação), um novo militar que aparentemente não tem medo da morte e sente prazer em viver no perigo, dois fuzileiros – Sanborn (Anthony Mackie) e Owen (Brian Geragthy) – tem que aprender a conviver com esse novo companheiro. Restando menos de um mês para a tropa ser dispensada, muitas coisas vão acontecer com esse trio de personalidades tão diferentes que os colocaram a repensar sobre suas decisões. História clichê? Pode ser até um pouco, mas o filme está longe de ser previsível.

Bigelow é uma diretora que acerta ao retratar não apenas o lado da ação, com lindas cenas de tirar o fôlego, como também o psicológico daqueles que arriscam suas vidas para salvar outras. Jeremy é um dos grandes colaboradores disso, sua atuação é perfeitamente estudada e digna de indicações. Mas o grande mérito do filme é que reside nele um aspecto tão real, parecendo várias vezes que aqueles diálogos de fato existiram e aquelas situações são realmente verdadeiras, o longa se torna inacreditavelmente verossímil.

Uma agilidade magnífica, uma fotografia realista e um elenco bom, ‘Guerra ao Terror’ agrada tanto os críticos que esperavam mais um filme comum sobre os conflitos do Iraque quanto o público que gosta de uma boa ação. A Guerra ainda não acabou, é verdade, mas acredito que o filme definitivo sobre a grande batalha do século XXI já foi criado, e pelas mãos de uma mulher.

9,5/10
(The Hurt Locker, EUA, 2008) Diretora: Kathryn Bigelow;Roteirista: Mark Boal; Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse, Evangeline Lilly; 131 min.
Anúncios