Preciosa (2009)

por Luis Galvão

Existem certos filmes que contam uma história tão triste, mais tão riste, que até incomoda vê e pensar que algo assim pode ter acontecido de verdade. Pois é assim que me sinto depois de ter assistido o novo filme de Lee Daniels, exausto e agradecido por ter uma vida familiar estável.

Claireece ‘Precious’ Jones (Gabourey Sidibe) é uma menina de 16 anos, obesa, negra, grávida do seu próprio pai, morando com uma mãe megera, Mary (Mo’Nique), que a ridiculariza, a maltratada, a espanca e a agride verbalmente. Ela é expulsa de seu colégio e é encaminhada para uma escola especial, onde estará aos cuidados de uma professora amiga e compreensível, Miss Rain (Paula Patton), que a aconselhará a tentar mudar de vida.

Uma história de superação? Não. Aqui o que vai chocar mesmo, em uma das cenas mais emocionantes que vi em tempos, é o motivo disso tudo. Um depoimento de toda a maldade de Mary jogada na cara como se nós – espectadores – também fôssemos um pouco culpados por aquilo tudo. O caminho percorrido por ‘Precious’ é divino e lindamente interpretado por Gabby Sidibe, que no princípio confesso que não gostei muito, mas depois de tudo entendi o porquê daquele ‘bico’ no começo do filme. Quem bate de frente com Gabby é Mo’Nique, que está um monstro personificado, ela me fez ter medo do mesmo jeito que eu tinha quando assistir pela primeira vez ‘A Pequena Sereia’ e aparecia a bruxa Úrsula, tremi ‘nas bases’.

Lee é um diretor que foi ajudado por uma trilha adequada, uma fotografia que diferencia muito bem a ‘realidade’ da ‘fantasia’ em várias partes, um roteiro cheio de falas fortes, e, principalmente, um elenco perfeito, encabeçado pelas duas citadas, Paula Patton em um ótimo momento e participações de Mariah Carey e Lenny Kravitz que fazem muito bem seus pequenos papéis de agente social e enfermeiro respectivamente. No final, porém, me senti um pouco manipulado por uma história extremamente arrebatadora e feita para chorar, mas se esse era o objetivo pretendido, ele foi alcançado com êxito.

9,2
(Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, EUA, 2009) Diretor: Lee Daniels; Roteiristas: Geoffrey Fletcher, Ramona Lofton; Elenco: Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz; 110 min.
Bibi Canta e Conta Piaf