Zombieland (2009)

por Luis Galvão

Tenho que confessar que estou ficando muito fã desses tipos de produções. Desde ‘Matadores de Vampiras Lésbicas’ de Phil Claydon, essa mistura de terror com humor escancarado, para não dizer ‘trash’, está me agradando muito. ‘Zumbilândia’ não fugiu dos clichês do gênero, como já era esperado, e talvez por isso seja tão legal de assistir.

A história é bem simples, não tem bem um começo nem um fim, mas o legal é poder acompanhar a jornada de Columbus (Jesse Eisenberg), um jovem nerd que segue a risca dicas para sobreviver em uma Terra habitada por zumbis, que vai a caminho de sua casa e no meio encontra Tallahassee (Woody Harrelson) um ‘louco-assasino de zumbis’ a procura de um ‘twinkie’(uma espécie de bolinho recheado famoso lá no EUA), se junta ainda a eles duas irmãs Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin) nessa jornada de sobrevivência no planeta devastado.

Aqui os zumbis são como no imaginário: cruéis, sedentos de sangue e nojentos. Não poupam cenas de decapitações, mordidas de acabam com nervos sendo comidos feito macarrão e coisas gosmentas saltando da tela. Isso que é legal. Mas quando os personagens abrem a boca, parece que tudo ao redor pára e a gente só consegue prestar atenção as falas memoráveis e sempre ótimas do pessoal. Poucas vezes nesse ano rir tanto quanto esse filme, do começo ao fim é um misto de asco com zombaria que, arrisco eu dizer, é a melhor coisa desde ‘Todo Mundo Quase Morto’ de Edgar Wright.

O elenco é um show, ninguém está abaixo da média e é difícil destacar apenas um. O jogo visual que o diretor estreante Ruben Fleischer fez com as ‘regras a serem seguidas para sobreviver’ é o máximo, e a trilha apenas é um auxiliador que motiva ainda mais esse filme. Tanto a crítica quanto o público norte-americano adoraram, e uma continuação já está certa, só que dessa vez com efeitos do 3D. O filme vai estrear aqui no Brasil apenas dia 29 de Janeiro, e com certeza eu estarei na primeira fila para vê novamente esse longa que encanta desse o prólogo e nos faz querer muito mais após o final.

9,2/10
(Zombieland, EUA, 2009) Diretor: Ruben Fleischer; Roteiristas: Paul Wernick, Rhett Reese, Rhett Reese-Paul Wernick; Elenco: Abigail Breslin, Bill Murray, Emma Stone, Amber Heard, Woody Harrelson, Jesse Eisenberg; Duração: 80 min.
Anúncios