500 Dias com Ela (2009)

por Luis Galvão

500dias

É incrível como a simplicidade é a arma mais eficaz para um bom divertimento. Nesse filme, Marc Webb, famoso por seus clipes que vão de Hilary Duffy até Regina Spektor, sabe aproveitar o material que tem e faz um grande mosaico sobre um amor verdadeiro que teve um final triste.

Tom (Joseph Gordon-Levitt) é um escritor de cartões comemorativos que acredita no amor a qualquer custo, já Summer (Zooey Deschanel) é uma mulher que nunca acreditou muito em romances perfeitos e vê a vida como um mar de idas e vindas. Os dois têm um relacionamento, mas ela não acha que Tom era o grande parceiro para toda vida e acaba o namoro. A partir daí que ele vai relembrar toda a trajetória que os fizeram ficar juntos e procura onde erraram para que o romance acabasse.

Esse tema batido sobre discussão amorosa poderia resultar em um filme cheio de clichês e que em nada acrescentaria ao gênero. Porém, Webb vai fazer um estudo profundo sobre a forma de fazer cinema de comédias a partir de um roteiro afiado, uma fotografia alegre e principalmente uma trilha sonora que se destaca como uma das melhores do ano. Com um elenco encabeçado por dois atores que estão em papéis ótimos (e merecidos), a trama recortada é como as colagens que Tom faz nos cartões que produz, ora momentos alegres, ora tristes, ora apenas corriqueiros, típico de casais apaixonados, mas com a diferença que naqueles momentos Tom sempre falava sobre o futuro, enquanto Summer se dedicava a desfrutar o presente.

Montando esse enorme implexo que foi o romance de Tom e Summer de uma forma não-linear, Marc Webb faz desse filme o mais ‘cute’ do ano, querido tanto entre a crítica quanto o público e que nos traz aquela sensação depois do cinema de abraçar a primeira pessoa na rua e colocar a trilha para tocar mais uma vez. Saber decifrar os mistérios do amor é uma das coisas mais complicadas de ser feita, mas esse longa-metragem provou que o melhor caminho para essa descoberta é a simplicidade.

9,5/10
Direção: Marc Webb
Roteiristas: Scott Neustadter, Michael H. Weber
Elenco: Zooey Deschanel, Joseph Gordon-Levitt, Minka Kelly, Chloe Grace Moretz, Matthew Gray Gubler.
Duração: 95 min.