Os Fantasmas de Scrooge (2009)

por Luis Galvão

13

Essa não é a primeira vez nem será a última que um dos mais famosos livros de Charles Dickens, ‘Um Conto de Natal’, vai ser adaptados para as telas. Dessa vez foi Robert Zemeckis (perito em captura de movimentos desde ‘O Expresso Polar’) que se embarcou nesse clima de natal para contar a história do velhinho rabugento que é visitado pelo espírito do natal Passado, Presente e do Futuro.

Dizer que a tecnologia surpreende é pleonasmo, algumas vezes é dificílimo lembrar-nos que o filme foi feito para crianças, quem nem se apegam muito a essa tecnologia e está ali só por diversão. Mas a grande pergunta vem agora, será que é um filme realmente para crianças? Ele é sombrio, triste em demasia e cruel em várias partes. É como se estivéssemos assistindo ‘O Estranho Mundo de Jack’ ou ‘Coraline’, o filme tem a aparência e conteúdo de adulto, com um fundo didático feito para criança.

Jim Carrey está tão bem que suas caretas típicas parecem ter achado finalmente o personagem certo para naufragar e faz de Ebenezer Scrooge (o velhinho) um poço de personalidade. Sem contar os fantasmas, cada qual com uma personalidade única e bem cruel, diga-se de passagem. Porém o mais impressionante é a tecnologia dos movimentos usada, que junto com o 3D, faz dessa experiência única até agora, é como ir para a Londres do século XIX junto com Scrooge só que ela é digital!

Com essa técnica perfeita e uma fotografia que impressiona, o filme tem aquele final construtivo esperado, mas como chegar nele é que há um grande diferencial. Se em todas as outras adaptações de Charles o principal era divertir e dá gargalhada, aqui o lado sombrio da obra salta e invade a tela com cenas cruéis, tristes e dramáticas, que fazem as crianças saírem do cinema em silêncio e pensativas e podem fazer os pais se perguntarem se aquele filme era realmente feito para garotos.

8,5/10
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis
Elenco: Jim Carrey, Gary Oldman, Colin Firth, Fionnula Flanagan
Duração: 96 min.

Anúncios