Amantes (2008)

por Luis Galvão

two_lovers

James Gray não é um dos meus diretores favoritos, acho que ‘Os Donos da Noite’ é o único filme dele que eu gosto, mas tenho que dizer que todos os elogios que ouvi desse filme são verdadeiros, porém um pouco exagerados.

Leonard (Joaquin Phoenix) é uma pessoa sem esperança na vida desde que sua esposa o abandonou, mas a partir do momento que conhece duas mulheres, Sandra (Vinessa Shaw) e Michelle (Gwyneth Paltrow), a vida dele começa a virar da cabeça para baixo. Se a primeira foi apresentada por seus pais, a segunda é uma misteriosa vizinha. E envolvido com as duas, não sabe se arrisca um romance sério, ou se aventura com a outra.

Esse enredo já deve ser conhecido por todos, e assistir o filme apenas baseado nele deve ser uma chatice, porque o que menos importa aqui é a história, que convenhamos não é tão original assim. O filme é apoiado unicamente pela atuação do trio principal e pela mãe de Leonard, interpretada pela veterana Isabella Rossellini. Aqui não há uma câmera que arrisca, nem uma trilha sonora que salta da tela, nem uma fotografia magnífica.

Munidos de um texto super verossímil, os atores estão em sintonia em todos os momentos, seja nos encontros entre Leonard e Michelle no telhado, ou nos jantares de família com Sandra, os diálogos fluem com naturalidade e veridicidade em cada palavra. Mas o grande destaque é Phoenix, que entrega sua melhor atuação, e que pretende encerrar sua carreira com esse filme (um acerto). A grande dor da dúvida que ele carrega atravessa a tela e nos arrasta para essa vida amargura e indecisa. Nos levando a um final que, sinceramente, eu já esperava vindo de uma obra de Gray.

Longe de ser memorável, acho que o filme só teve tanto prestigio não por ser perfeito, mas por nenhum outro filme falar do amor neste ano tão bem quanto ele. Acho que, assim como o longa-metragem, nos fomos salvos de um suicídio e precisamos de alguém para nos lembrar de agradecer a quem nos salvou. Thank’s Phoenix.

7,5/10
Direção: James Gray
Roteiro: James Gray, Ric Menello
Elenco: Joaquin Phoenix; Gwyneth Paltrow; Vinessa Shaw; Isabella Rossellini; Moni Moshonov
Duração: 100 minutos

