Besouro – O Filme (2009)

por Luis Galvão

besouro

Que esse não é um típico filme brasileiro, isso todos devem saber. Não é sobre favela, nem tiroteio, nem tem atores globais chorando. É um filme de ação que chamou mestre Huen Chiu Ku (Kill Bill) para coreografar Aílton Carmo, o intérprete inexperiente do famoso capoeirista de terras baianas Besouro Mangangá, tem cenas no estilo O tigre e O dragão, mas com a luta escrava no foco, e um roteiro com falhas. No entanto, o resultado final é satisfatório apenas por se tratar de uma produção inovadora, nada mais.

João Tikhomiroff é um publicitário que já ganhou quase 50 prêmios em Cannes, e escolheu trazer aquilo que faltava ao cinema brasileiro: um bom filme mainstream de ação. Escolheu adaptar a obra “Feijoada no Paraíso” de Marco Carvalho que conta a história de Manoel ‘Besouro’ Henrique Pereira, considerado o maior capoeirista da história, e que segundo lendas, podia até voar, porém o seu principal papel foi de ativista contra a exploração de mão-de-obra de ex-escravos em pleno ano de 1920 no Recôncavo Baiano.

Com uma história boa dessa, não precisava acrescentar nada, mas Tikhomiroff quis colocar um triangulo amoroso com o herói, e a partir daí começou a errar. Com um roteiro que não se desenvolve, e parecer está ali apenas para intercalar as lutas bem ensaiadas de Huen, a história do nascimento do mito brasileiro é contada tão superficialmente que as coisas não ter sentido. E a vingança, que é a grande revolta do herói , é esquecida na metade do filme, dando novos rumos aos personagens e fantasiando aquilo que não deveria.

O cenário paradisíaco da Chapada Diamantina, com uma trilha ótima de Gilberto Gil e as lutas bem realizadas poderiam fazer desse filme memorável, mas os enormes erros no roteiro fazem dessa produção, que teve um orçamento de 10 milhões de reais, apenas uma série de coreografias aéreas mal aproveitadas na história, mas não menos empolgantes.

7/10
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Roteiro: Patrícia Andrade, João Daniel Tikhomiroff
Elenco: Aílton Carmo, Anderson Santos de Jesus, Jessica Barbosa, Flavio Rocha, Irandhir Santos

Duração: 120 min